SONO REPARADOR

Nada mais importante para o nosso bem-estar do que uma noite bem dormida. Deitar-se na cama e dormir um sono tranquilo até de manhã é, contudo, por vezes, um sonho que dificilmente se concretiza.
As nossas necessidades de sono vão-se alterando ao longo da vida. Em média, um recém-nascido dorme 16 horas, uma criança de 12 anos, 8 a 10 horas, e um adulto, 7 a 9 horas. A proporção entre o sono efectivo e o tempo que se passa na cama, mantém-se estável até por volta dos 45 anos.
Contudo, para muitas pessoas, à medida que os anos passam, a dificuldade em “dormir como um anjinho” começa a ser cada vez mais frequente e a qualidade e a duração do sono tendem a ser afectadas.
Mas, seja qual for a nossa idade, devemos procurar dormir sete a oito horas, sem o que começamos a acumular uma “dívida de sono” que acaba por prejudicar seriamente a nossa saúde física e psicológica. Portanto, se verificar que os seus hábitos de sono se alteram, não deixe que a situação se arraste por muito tempo.
Siga as dicas que aqui lhe deixamos para tentar pôr o sono em dia. Se não resultarem, procure o conselho dos profissionais de saúde.
Não tome medicamentos para dormir que não lhe tenham sido receitados pelo seu médico.
Evite tomar bebidas com cafeína e fumar, principalmente antes de deitar.
Evite refeições pesadas e a ingestão de álcool, principalmente à noite.
Não tente forçar o sono. Se não conseguir adormecer, leia um pouco.
Não veja televisão nem jogue jogos de computador à hora de dormir.
Mantenha um horário regular para dormir e procure criar um ambiente relaxante, repousante e tranquilo.
Não dormite em frente da televisão antes de se deitar.

1 comentário: