AS ESTRIAS

Ninguém gosta delas e, contudo, quando aparecem, é para ficar. O melhor será, portanto, ter alguns cuidados para evitar o seu aparecimento. As mulheres são mais propensas ao aparecimento de estrias do que os homens, no entanto elas podem surgir em qualquer pessoa.
As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade), que ocorrem devido à sua distensão exagerada ou a alterações hormonais.
É normal surgirem durante a puberdade, como consequência do crescimento mais rápido que se verifica nesta fase, mas também em casos de obesidade e gravidez – portanto sempre em situações em que a pele é sujeita a uma maior distensão. São mais frequentes nas coxas, nádegas, barriga, seios e cintura.
Em certas pessoas, as estrias aparecem mesmo com pouca distensão da pele, enquanto que existem outras que podem viver toda a vida como um harmónio, sem que elas surjam. Na impossibilidade de se prever a predisposição da pele para as estrias, recomenda-se sempre a sua hidratação intensa com cremes e loções hidratantes, como forma de prevenção. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente. Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais nas costas, na zona da cintura.

Sem comentários:

Enviar um comentário