O SOL É NOSSO ALIADO?


É, sim senhor! Mas com conta,  peso e medida. Nunca é demais lembrar que um bronzeado bonito e duradoiro não é aquele que se obtém por uma exposição imoderada ao sol.
Pelo contrário, uma exposição prolongada e repetida, em especial na faixa horária entre as 11 da manhã e as 16 horas, causa o envelhecimento cutâneo, além de predisporem a pele ao surgimento do cancro cutâneo.
Portanto, aproveite o sol, que é dá bom aspecto e faz bem, mas respeite os conselhos que lhe damos... pela sua saúde!
  • use sempre um filtro solar com factor de proteção igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expôr ao sol e voltando a aplicá-lo após mergulhar ou transpiração excessiva.
  • use chapéus e procure a protecção de um toldo, que bloqueie ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim, use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta e reflete-se na areia, atingindo a sua pele.
  • evite o sol no período entre as 11 e as 16 horas.
  • o cancro da pele manifesta-se sobretudo na face, por isso proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.
  • consulte um dermatologista se tiver manchas na pele que tenham sofrido alguma alteração, ou se surgirem sinais suspeitos
  • proteja os olhos com óculos de boa qualidade. Os oftalmologistas alertam: se as lentes dos óculos não tiverem filtros para bloquear a luz ultravioleta do sol, podem causar lesões na retina. 

Sem comentários:

Enviar um comentário