MANCHAS DE IDADE

Surgem muitas vezes pequenas manchas planas, castanho-claras ou escuras, que começam por aparecer nas costas das mãos ou no rosto das pessoas de meia-idade. Essas manchas assemelham-se a sardas grandes e não são motivo para alarme. Podem resultar da excessiva exposição ao sol e do próprio envelhecimento da pele. Se o aparecimento dessas manchas lhe causar desagrado, pode maquilhá-as com bases de cor ou tratá-las com cremes descorantes. 


Utilize estes cremes com precisão; se os aplicar sem cuidado, podem formar-se orlas brancas, ou «halos», em volta das manchas escuras. Deve também saber que a pele descorada fica manchada quando exposta ao sol.
As manchas que requerem mais atenção são as causadas pela exposição contínua ao sol, devido ao efeito da radiação ultravioleta na pele. Atingem mais comumente pessoas de pele clara e de idade avançada, no entanto podem aparecer em indivíduos de meia-idade. Apresentam-se com aspecto variado, podendo ser avermelhadas, descamativas, de cor escura, elevadas, rugosas, com regiões ásperas, endurecidas. Aparecem principalmente na face, no couro cabeludo (homens carecas), braços e mãos. São lesões consideradas pré-malignas e devem ser tratadas exclusivamente por um dermatologista.

Sem comentários:

Enviar um comentário