MANCHAS NA PELE


As manchas na pele podem ter as mais variadas causas, desde alterações na produção de melanina (pigmento da pele) ou infecções (micoses, vírus), até distúrbios hormonais, alterações vasculares, tumores ou, simplesmente, exposição ao sol e marcas de acne. Seja qual for o tipo de mancha, é importante consultar um médico assim que ela for notada, ou quando ocorrer qualquer mudança no seu aspecto ou o aparecimento de sintomas associados que até então não existiam.
Sinais
As manchas que designamos habitualmente por sinais são extremamente comuns, podendo apresentar-se em diferentes cores, tamanhos e formatos e podem surgir em qualquer parte do corpo. Na maioria das vezes os sinais não representam qualquer problema, e não requerem tratamento, a menos que aumentem de tamanho, mudem a sua forma ou coloração, ou sangrem. Quando, por motivos estéticos, um sinal for particularmente incomodativo, ele pode ser retirado, mas apenas por um médico.
Sardas
Um outro tipo de mancha são as sardas, causadas por aumento de pigmento da pele em determinados locais, principalmente em pessoas de pele clara e cabelos ruivos. Localizam-se normalmente nas áreas expostas ao sol, acentuando-se durante o verão e regredindo, podendo até desaparecer, no inverno. Quem tem tendência para sardas deverá evitar a exposição prolongada ao sol e usar sempre um protector solar de índice elevado.
Cloasmas
Comuns na gravidez, as cloasmas são manchas escuras ou acastanhadas na cara, principalmente nas bochechas, testa, nariz, lábio superior e têmporas. São normalmente provocadas pela exposição solar, mas também por predisposição genética e pelas alterações hormonais características da gravidez. Podem ocorrer associadas ao uso de anticoncepcionais e também em homens, embora em menor freqüência, sendo chamadas nesses casos de melasmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário