SOL AMIGO


O sol é a melhor fonte de Vitamina D que a natureza nos fornece. E a Vitamina D é essencial para os ossos, aliada preciosa na prevenção da osteoporse. Estamos na época do ano ideal para beneficiar desse tesouro. Mas há que ter cuidados básicos com a exposição ao sol. Repetimo-los constantemente, mas nunca será demais: as queimaduras solares são perigosas, dolorosas e podem estar na origem de graves doenças.
Então vá, pela sua saúde:
  • Evite a exposição solar entre as 11 e as 17 horas;
  • As crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar e deve evitar-se a exposição directa de crianças com menos de três anos;
  • Sempre que andar ao ar livre, use roupas que evitem a exposição directa da pele ao sol, particularmente nas horas de maior incidência solar. Use chapéu, de preferência, de abas largas e óculos que ofereçam protecção contra a radiação UVA e UVB. Esta protecção aplica-se, também, às crianças.
  • Use sempre protector solar com um índice adequado à idade e ao tipo de pele, de preferência, igual ou superior a 30, e renove a sua aplicação sempre que estiver exposto ao sol (de 2 em 2 horas), especialmente se estiver molhado ou se transpirou bastante. Quando regressar da praia ou piscina, volte a aplicar protector solar, principalmente nas horas de calor intenso e radiação ultravioleta elevada;
  • Aumente a ingestão de líquidos (água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar).
  • Evite as bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar.
Há lojas que oferecem nesta época kits para o ar livre a preços muito convenientes e que dispõem de pessoal especialmente formado para lhe dar as melhores sugestões. Faça uma visita à sua loja habitual antes de partir, e... boas férias!

Sem comentários:

Enviar um comentário