Lanches e Ecologia

Lembra-se do tempo em que levava para a escola o lanche num saquinho de guardanapo com o seu nome bordado? Nós lembramo-nos. E lembramo-nos que os saquinhos duravam um ano inteiro e passavam de ano connosco! 
A facilidade e as pressas levam agora a que as crianças levem para a escola o lanche embrulhado em película plástica e em embalagens descartáveis muito práticas, mas que se vão juntar diariamente à quantidade exorbitante de lixo que as sociedades da abundância nos habituaram a produzir como se não houvesse amanhã. Pois há amanhã e ele não é nada bonito de se ver, no que respeita à capacidade do planeta para se ver livre do lixo que produzimos irresponsavelmente. Nos Estados Unidos, há cada vez mais escolas a pedir aos alunos que utilizem apenas recipientes reutilizáveis para transportarem as suas refeições, incluindo as bebidas, em vez das embalagens unitárias. Recentemente, o New York Times publicou um artigo em que se dava conta da entusiástica adesão que estas medidas estão a ter.
Não estamos a sugerir que borde saquinhos de guardanapo com o nome dos seus netinhos, até porque isso não deve fazer muito o género deles, mas uma conversa sobre as questões ecológicas envolvidas terá certamente frutos muito saborosos: as crianças são muito sensíveis às questões relacionadas com o futuro do planeta e serão certamente muito premeáveis à sugestão de optar por recipientes reutilizáveis para levar o lanche ou o almoço para a escola – eles gostam de sentir que estão a colaborar para proteger o seu planeta. E, para além disso, convém não esquecer que a sociedade da abundância já era...

Sem comentários:

Enviar um comentário