PERNAS INCHADAS E PESADAS


Sentir as pernas pesadas, inchadas e doridas pode acontecer em qualquer idade, mas torna-se mais comum a partir dos 45-50 anos. Quando o tempo aquece, esse incómodo torna-se ainda mais frequente porque o calor dilata as veias, aumentando as condições para que surja o inchaço e a consequente sensação de pernas pesadas e até mesmo doridas.
No entanto, existe no mercado uma grande variedade de produtos que, melhorando a circulação sanguínea, contribuem de forma bastante eficaz para aliviar, ou mesmo evitar essa sensação incómoda. Procure na farmácia ou lojas especializadas o conselho de profissionais para escolher o que mais se adequa ao seu caso. Se, contudo, a situação não se resolver, ou se se agravar, será aconselhável recorrer ao médico.
No entanto, depende também muito de nós adoptarmos comportamentos que podem contribuir significativamente para resolver o problema das pernas inchadas e doridas, sem que chegue a ser preciso a intervenção clínica. Por exemplo:
- Caminhar pelos menos 30 minutos por dia
- Dormir com as pernas ligeiramente elevadas (10-15 cm), com uma    almofada dura por baixo dos pés
- Na posição sentada, evitar ter as pernas cruzadas
- Não usar roupa justa, como calças ou meias muito apertadas
- Dormir de lado, com uma almofada entre os joelhos
- Fazer regularmente alongamentos e rotações com o pé, em torno do tornozelo, para activar a circulação do sangue
- Depois do duche matinal, aplicar um jacto de água fria nas pernas, do tornozelo para o joelho.
Também a respiração é importante, recomendando-se respirar profundamente, para, através dos movimentos do diafragma, estimular a circulação do sangue nas pernas.
Se passar o dia todo de saltos altos, quando chegar a casa guarde para si uns precisosos 20 minutos para alongar as pernas, colocando os pés num nível elevado. Vai ver que sente alívio.
De resto, as recomendações são as que não nos cansamos de repetir para viver bem: faça exercício físico; beba muita água; respeite uma dieta alimentar equilibrada, rica em fruta, fibra e vegetais; evite o tabaco e os excitantes, como a cafeína e o álcool; diminua o mais possível o sal na alimentação e reduza drasticamente o stress na sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário