ALIMENTAÇÃO CUIDADA


As necessidades nutricionais do organismo vão diminuindo com a idade. No entanto, com o aumento da idade da reforma que se verifica em toda a Europa, aos 45-50 anos, os indivíduos podem ainda contar com mais 20 de vida activa. Portanto, temos de ter em conta um regime que satisfaça as necessidades nutricionais dessa actividade mas, em simultâneo, que respeite as alterações que se vão verificando no organismo.
A principal diferença pode considerar-se que reside no facto de que as necessidades energéticas diminuem com a idade, mas o corpo continua a exigir as mesmas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais. Já em relação às gorduras, especialmente as gorduras saturadas (gorduras de origem animal), será recomendável ser moderado na sua ingestão, para manter a saúde cardiovascular.
Um problema que surge com uma certa frequência com o avanço da idade é a obstipação. O consumo de cereais, frutas e legumes é importante para minorar esse problema, embora não se deva ingerir fibras em quantidades exageradas. Essencial para a resolução deste incómodo é beber bastantes líquidos – água, sumos naturais, tisanas -, sendo o aconselhado cerca de seis copos por dia.
Lembre-se que no comércio especializado existem suplementos alimentares e produtos naturais que podem ser um auxiliar muito importante para o estabelecimento de uma dieta saudável e para a resolução dos incómodos relacionados com o funcionamento preguiçoso do aparelho digestivo. Faça uma visita à sua loja habitual e consulte os profissionais que se disporão a orientar na preparação da sua dieta racional e eficaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário