SE CONDUZIR, NÃO BEBA


Já aqui prevenimos contra o consumo imoderado do álcool, mas quando se associa o álcool à condução automóvel, todas as recomendações são importantes. Siga a norma à risca: se conduzir, não beba. Não beba mesmo. 

O Verão é tempo de muitas festas, feiras, romarias, 
convívios e alegria. Infelizmente, todos os anos essa alegria é manchada por números dramáticos, que parecem nunca deixar de aumentar, de desfechos fatais. O número de vítimas, em Portugal, é enorme. É impensável que, perante essa evidência, as pessoas continuem a beber e a conduzir. A lei portuguesa pune com multa todos os condutores que circulem com um grau de alcoolémia igual ou superior a 0,5 g/l sangue, ou pena de prisão, com taxas de alcoolémia superiores a 1,2 g/l sangue e, apesar disso e de todas as operações de prevenção levadas a cabo nesta época, os números continuam a ser dramaticamente elevados.
Durante o período de Verão, é natural viajar-se mais de automóvel e conduzir com maior frequência. No entanto, para melhor apreciar a viagem e tirar partido das férias, a condução deve ser feita com segurança. Para tal:
  • Respeitar as regras de trânsito e a sinalização. Dentro das cidades e povoações não é permitido circular a mais de 50km/hora. Fora das cidades o limite máximo de velocidade é de 90 km/hora e nas auto-estradas de 120 km/hora;
  • Descansar após duas horas a conduzir e dormir o suficiente antes de iniciar uma viajem mais longa;
  • Se tomar medicamentos que podem interferir com a condução, evitar conduzir, ou se tiver de o fazer seja especialmente cuidadoso;
  • Não se esqueça de dar sempre prioridade aos peões. A prioridade é dada ao veículo que se encontra pela direita, salvo se existir sinalização em contrário. Nas rotundas tem prioridade quem circula.

Sem comentários:

Enviar um comentário