O ENVELHECIMENTO NA MULHER

O ENVELHECIMENTO NA MULHER
Se os preconceitos em relação à prática sexual no homem a partir de uma certa idade são muitas vezes “dourados” pelos encantos da maturidade, o mesmo é mais difícil de ver aplicado à mulher. São séculos de uma cultura que relega a mulher para a condição de “animal reprodutor” que estão entranhados em nós e que levam à ideia preconcebida de que, após a menopausa, a vida sexual da mulher terminou.

Nada de mais errado! Se a mulher, seja de que idade for, estiver em boas condições gerais de saúde, não existem limitações orgânicas à sua actividade sexual.
A única coisa que se altera com a menopausa é a capacidade da mulher para engravidar. A menopausa inicia-se geralmente por volta dos 45 anos, mas essa idade varia de mulher para mulher. No seu organismo verificam-se nesta fase modificações hormonais e metabólicas que têm como consequência a interrupção do processo da ovulação e da menstruação.
Apesar dessas modificações, não existem razões orgânicas para que a sexualidade feminina se altere com a menopausa. Antes pelo contrário, a mulher, liberta da possibilidade de engravidar, em muitos casos vê o seu interesse pelo sexo aumentar.
É no campo emocional que se verificam muitas vezes os entraves para que a mulher viva plenamente uma vida sexual livre de complexos. As alterações hormonais trazem consigo alguns pequenos problemas como a acumulação de gordura, a diminuição da elasticidade da pele e a secura vaginal, devido à diminuição dos estrogénios. Esses pequenos problemas são muitas vezes responsáveis pela diminuição da auto-estima, conduzindo a um bloqueio psicológico do desejo sexual.
A medicina tem feito avanços notáveis nestas áreas, como em muitas outras, e não existe hoje qualquer justificação para que a mulher fique presa a preconceitos ultrapassados. Continuar a cuidar da beleza do corpo e do rosto, fazer uma vida saudável e activa e beneficiar das inovações científicas – sempre por indicação de um profissional de saúde - para “corrigir” os pequenos incómodos que derivam da menopausa são as medidas indicadas para a mulher continuar a viver a sua  sexualidade, independentemente da idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário