CUIDADOS COM O CABELO NO VERÃO


O verão traz consigo uma quantidade de coisas agradáveis, mas requer cuidados dobrados para que não nos deixe um amargo de boca. Cuidados com a alimentação, com a exposição ao sol, com a pele... e com os cabelos!
A tentação de andar de cabeça descoberta é grande, bem como de deixar secar ao sol o cabelo, após um banho na praia ou na piscina, sem preocupações, beneficiando do ambiente descontraído e livre que as férias proporcionam. Mas todo esse prazer nos custará caro se não o compensarmos com os cuidados que permitam que o cabelo continue a manter um aspecto bonito e saudável. O sol, os banhos e o vento tornam-no mais frágil, seco e quebradiço. Portanto, aproveitemos os prazeres do verão, mas dando a devida atenção a aspectos fundamentais.
  • Em primeiro lugar, o conselho que não nos cansamos de repetir e que é válido para tudo: boa alimentação e ingestão de líquidos, em especial água, tisanas e sumos naturais. Também nos cabelos se vai reflectir a saúde que provém dos bons hábitos alimentares.
  • Antes da exposição ao sol, convém observar o estado do cabelo – no caso de pontas secas ou espigadas, estas devem ser cortadas e deve aplicar-se um tratamento nutritivo apropriado.
  • Sempre que se verificar a exposição ao sol, deve utilizar champô com filtro solar, exclusivo para esta situação, e um protector solar adequado.
  • Após o banho de mar ou piscina, deve passar-se o cabelo por água doce e limpa e voltar a aplicar o protector.
  • Depois de lavar o cabelo, é indicado proceder a uma aplicação de óleo hidratante nas pontas, para evitar que espiguem.
  • De preferência deixe o cabelo secar ao ar, mas se utilizar o secador, faça-o sempre com uma temperatura média e a uma boa distância do cabelo.
  • O uso de chapéu é sempre de aconselhar porque protege o cabelo, bem como a pele do rosto, dos efeitos do sol.
  • No mercado encontra uma infinidade de produtos para os cuidados capilares. Se não souber bem o que escolher, não hesite em recorrer ao conselho dos profissionais, que têm a prática e formação necessárias para  a orientar numa escolha criteriosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário