MUDAR DE VEZ OS HÁBITOS ALIMENTARES


O seu sonho é perder peso e não voltar a recuperá-lo? Não é a única pessoa! Desde já lhe dizemos que não existe uma palavra mágica, um fórmula secreta ou um segredo bem guardado para o conseguir. Existe, contudo, um comportamento que é o único que lhe permitirá obter bons resultados: mudar de vez os seus hábitos alimentares! Não estamos a dizer que é fácil, não. Se fosse fácil, não havia ninguém com excesso de peso. Mas há umas quantas normas que se deve impor para o seu bem-estar depois daquela dieta que deu tanto resultado.

  • Procure reduzir a quantidade de comida. Coma mais devagar, mastigando bem os alimentos. Assim demorará mais tempo a ingerir a comida e ficará saciado comendo muito menos.

    A gordura tem mais do dobro das calorias que as proteínas ou os hidratos de carbono. Prefira as versões light ou diet dos seus alimentos. Evite os fritos a todo o custo e use pouco azeite ou óleo como tempero. Apesar do azeite ser uma gordura saudável, consuma-o moderadamente.

    Aumente o consumo de vegetais. Especialmente legumes e verduras.

    Reduza o consumo de álcool. O álcool tem muitas calorias. Consuma-o com moderação.

    Reduza também nos alimentos com muito açúcar como doces e bolos. Substitua o açúcar no café e no chá por adoçante sintético. Substitua os refrigerantes pelas suas versões light.
  • Faça exercício. Não é preciso um exercício muito intenso. Uma hora de actividade física, duas vezes por semana e uma caminhada de meia hora ao fim de semana são suficientes para manter um nível de metabolismo adequado. O melhor exercício não é o mais extenuante, mas sim o que o faz sentir-se melhor.
  • Não recorra à comida como compensação por qualquer frustração emocional. No fim vai ver que não melhorou nada e ingeriu uma quantidade de calorias que estragaram o que deu tanto trabalho a conseguir.
  • Não se “castigue” em situações como jantares de amigos, férias, festas ou viagens. Lembre-se que sentir-se bem e divertir-se não significa empanturrar-se. À mesa, prove um pouco de tudo, mas não coma demasiado. Vai ver como fica com mais tempo para o prazer do convívio.
Adopte estas normas. Sem stress, mas com convicção.  Faça da sua balança a sua cúmplice diária e quando vir que aumentou 100 gramas, perca-os de imediato, antes que eles se transformem em 1 quilo!
No mercado encontra uma vastíssima gama de produtos que são preciosos aliados num regime de manutenção. Peça conselho aos profissionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário